sexta-feira, 1 de outubro de 2010

'blogar'

não é uma novidade para mim. durante anos a fio, alimentei uma 'vidinha' que punha a boiar no néon, mas que assinava com o nome Sophia. não era honesta e eu sei. 'esconder-me' noutra 'pessoa' sempre foi um álibi para encobrir as profundas inseguranças que (ainda hoje) sinto. 'escondida', podia escrever tudo o que não ousava dizer de mim mesma e dos outros, podia ser o que não era capaz de assumir que também sou, todo aquele meu lado de sombras vinha à tona sem que eu corresse o risco de alguém saber que, afinal, também existiam sombras em mim - Inês.

hoje, mergulhada nas sombras que trago e que tenho, mas consciente, muito mais consciente, da luz que transporto e que SOU, deixei de ter medo de dar a cara na escrita. do olhar dos outros sobre mim própria, do julgamento, da crítica, dos que aqui poderão vir espreitar e ler tudo o que é íntimo.
quem já me conhece e já leu coisas minhas - fosse na PAIS&Filhos ou nos livros que escrevo - sabe que a escrita é, para mim e acima de tudo, um lugar onde não cabe o pudor do impessoal transmissível. exponho-me, e tantas vezes para além do que é visto por todos à superfície, primeiro porque isso para mim é quase terapia e, depois, porque sinto que, se for verdadeira, poderei fazer algum eco nos outros.

identificamo-nos com aquilo que é autêntico. por isso, hoje, prezo a transparência acima de todas as coisas. sem medo que essa autenticidade traga à tona as minhas fragilidades, fraquezas, carências, pois acredito que é disso mesmo, e hoje mais do que nunca, que faz sentido 'falar'. são os nossos buracos que, eventualmente, nos poderão ajudar a não tropeçar em todos os outros que, lá mais à frente, nos esperam; são as nossas feridas que, postas à vista de todos, poderão trazer o alívio da cura.

a dita 'new age' traz muitas vezes a luz embrulhada em embalagens lindas e leves. há todo um marketing da espiritualidade que nos oferece viagens de sonho e apetrechos para, em cinco, sete ou dez dias, nos tornarmos mais sábios, iluminados e bons. 'pacotes' e livros de auto-ajuda que nos fazem crer que é tão fácil, tão rápido e tão eficaz deixarmos os nossos egos de lado e irmos apenas dançar em torno das estrelas ou rodopiar com os anjos no cosmos.

já a era de Aquário pede verdade, autenticidade, entrega, Serviço. não vem embrulhada num lindo papel cheio de brilho, com um laço gigante para parecer que é o presente que, a cada Natal, desejamos que esteja debaixo da árvore, mas com tudo o que é simples e chega despido de enfeites.

na era de Aquário - que ainda não é a era em que estamos - acredito que seremos capazes, todos e finalmente, de começar a crescer. deixando para trás a human(a)idade em que estamos e em que queremos sempre saber o porquê de tudo o que nos acontece na vida.


e pronto, para primeiro post, já chega.
eu sou a Inês e, calculo que, como todos vocês, ainda estou nessa human(a)idade em que, todos os dias, pergunto
porquê?
hoje é só porque sim.
e depois já se vê.
sejam bem vindos :)

4 comentários:

  1. Chez toi, le beau est toujours vrai... et j' aime tant tes Feuilles Vivantes!

    ResponderEliminar
  2. Inês

    Como início, é francamente luminoso, não só o texto, como o desvelar-se, o mostrar a sua Presença, a possibilitar conhecermos o outro lado, a Sophia. O blogue é lindíssimo. Não duvido do sucesso que irá alcançar.

    Um blogue nascido com o Sol, Mercúrio e Saturno na casa 3, não podia ter melhor posicionamento. A Lua conjunta ao eixo nodal em Câncer, dá-nos a certeza que este espaço existe para agregar e fazer pontes, perante multidões. Dar-se-ão, aqui, processos de cura, quer dos leitores, quer da autora.

    O Ascendente em Leão garante-me que estará debaixo dos holofotes, será visto, revisto e analisado. A recolher a aprovação e e reconhecimento dos outros.

    O 'ideal' representados por Úrano e Júpiter, estando este em muita dignidade, por ser co-regente do signo Peixes e Senhor absoluto da casa onde se encontra, a 9. Este ideal é elevado e dirigido ao Alto. Sem qualquer sombra de dúvida.

    A Parte da Fortuna na 10, a casa do reconhecimento dos outros, pelo serviço prestado.

    E aquele Quíron retrogrado, em Aquário e na 7? O facto de estar retrógrado diz-nos que este blogue é um 'curador' por si próprio. Usando a modernidade no contacto de um a um. Este blogue terá imensos leitores, mas o processo é individual, dirigido a cada leitor que chega e que permanece.

    Fico-me por aqui, para isto não se transformar num relatório astrológico, em vez de um simples comentário de boas-vindas à blogosfera.

    Gostei muito, Inês.

    Abraço,

    António

    ResponderEliminar
  3. Obrigada por me permitires entrar na tua Casa Alma.

    Assino por baixo. Sublinhado, Bold, Itálico.

    Vou gostar de fazer parte desta cura, de partilhar as dores os amores e desamores, a solidão, a solitude, as Sombras, a Luz, O Caminho, a Verdade e a Vida.

    Bem vinda sejas, Inês, cheia de Sophia*

    Abraço na Mandala do Coração*

    ResponderEliminar