sexta-feira, 31 de dezembro de 2010

é sempre novo


tudo aquilo que se liberta do passado e dos padrões. tudo o que ainda não deixou marcas de tempo em nenhum lado ou, simplesmente, as dissolveu. todas as primeiras vezes, cada assombro e cada espanto. 
é sempre novo o que se inventa a partir do que não há nem vai mais voltar a haver, o que se esboça sem referências, o sol em cada manhã, anunciando a luz intacta, a evidência de que o vento é só um sopro de passagem. é sempre novo o que não queremos  nem conter nem restringir, é de novo que expandimos o amor, de cada vez que respiramos, é tudo novo quando só dura um momento, é sempre novo cada instante, a cada dia que vivemos. é novo o que não tem tamanho e não tem peso, é de novo que estreamos cada coisa, quando as coisas não se medem em função de nenhum tempo. é novo o espaço, é nova a estrela, é sempre a novidade inteira que nos espreita e surpreende quando não nos embrenhamos na armadilha das memórias, é sempre claro o que é sem névoa. 
é novo o beijo, é nova a festa, é novo o gesto, é tudo novo porque nada se repete, nada foi como é agora, nada vai ser da maneira que já é, é sempre nova a madrugada no meu peito, quando me acordo e largo a noite. 
é novo o canto, é nova a voz, é novo o ano, sempre que não projectamos: nenhuma nota, nenhum timbre, nenhum plano. é de novo que me encontro, de cada vez que me olho ao espelho, e coincido na essência e no reflexo. e o que sou hoje só não é novo se o que fui ontem e o que vou ser amanhã me deixar crer que tenho idade e que envelheço. 
para além do tempo, todos nós somos sem tempo, todos sempre a novidade de nós mesmos, estreando tudo e cada coisa no instante em que as vivemos.

5 comentários:

  1. Pois como os conceitos procuram cristalizar a vida, os votos vão para que fiquem retidos naquela passagem estreita entre o 0 e o 1.

    ResponderEliminar
  2. A cada ciclo completo de uma respiração renascemos integralmente renovados....
    Inês, como sempre te aplaudindo de pé!
    Um beijo bem grande e no tempo dos homens, Feliz 2011!
    Astrid Annabelle

    ResponderEliminar
  3. Cada momento de nossas vidas é único! A vida se renova a cada instante! O ontem jamais retorna e cada segundo perdido é uma fração que desperdiçamos em nossa única e breve existência.

    Cristina Rios

    ResponderEliminar
  4. Como mudei o local da minha 'lista de blogues, pois passaram da barra lateral para o topo do blogue, pois, devido à quantidade, dificultava o carregamento do blogue, quando tive que colocar o seu, sabia exactamente onde o colocar. Nas Narrativas, na Arte.

    Continuemos assim, ao longo deste ano.

    ResponderEliminar
  5. continuemos assim, António, gostando de nós o suficiente para, a cada dia, podermos ser a novidade de nós mesmos.

    abraço.

    ResponderEliminar